Região de Biombo

Chegámos a Quinhamel, capital da região do Biombo, no dia 7 de Junho. A região de Biombo é uma das mais pequenas da Guiné-Bissau e está situada entre o oceano Atlântico e o Sector Autónomo de Bissau. Esta é uma região com grandes áreas de mangal, habitada por muitas aves, como o pelicano e a garça, e com muita ostra. É também de Quinhamel que saem os barcos para algumas das ilhas dos Bijagós, como Orango ou Keré.

Biombo é chão Pepel, uma etnia animista que preza muito a sua cultura e tradições. Quando chegámos estava a decorrer o fanado (iniciação masculina) e, por isso, vimos muitos jovens adultos vestidos com os seus panos tradicionais, o muito famoso “panu di pinti”, composto por tiras de panos, tecidas por homens em teares manuais e cozidas à mão.

Visitámos o régulo Casmacó, do reino de Tor, que vive na tabanca Dorse, e na sua morança gravámos algumas canções Pepel cantadas por um grupo de crianças. No dia seguinte gravámos canções Pepel nas escolas das tabancas Bijimita, Ndjaclac e Quiuta. Na tabanca Ome fomos ao mercado e uma mulher cantou para nós algumas canções de ninar em Pepel. Neste dia fomos também conhecer o régulo mais importante desta etnia. Este régulo é um homem muito idoso, chamado Ule Cá e vive em Bijimita. Todos os régulos Pepel são da mesma linhagem, chamada Djagra.

Friday, 9 June, 2017|